Apple é multada na Itália por regras restritivas a desenvolvedores na App Store

CONTEÚDOS

A Apple foi multada em €98,6 milhões pela autoridade antitruste da Itália devido ao seu sistema de Transparência no Rastreamento de Apps (ATT), que teria restringido a concorrência na App Store. A Autoridade Italiana de Concorrência (AGCM) afirmou que a posição dominante da Apple permitiu que ela impusesse unilateralmente as regras do ATT a desenvolvedores de aplicativos, sem consulta prévia.

A investigação, iniciada em maio de 2023, não questiona a intenção da Apple de proteger a privacidade dos usuários, mas critica os requisitos de consentimento considerados excessivos para os desenvolvedores. Estes são obrigados a exibir permissões tanto do ATT quanto do GDPR, enquanto os aplicativos da Apple conseguem obter consentimento com um único toque.

O AGCM destacou que a exigência de consentimento duplo prejudica os desenvolvedores que dependem de publicidade, sugerindo que a Apple deveria permitir que o consentimento para anúncios personalizados fosse obtido de forma simplificada. A Apple, por sua vez, planeja recorrer da decisão, defendendo que as regras são aplicadas igualmente para todos os desenvolvedores.

Essa não é a primeira vez que o ATT da Apple enfrenta críticas. Em março de 2025, a França também multou a empresa em €150 milhões por práticas semelhantes. A Apple está sob investigação em outros países, como Polônia e Romênia, e a Alemanha está analisando mudanças propostas pela empresa para o ATT.

Fonte:https://thehackernews.com/2025/12/italy-fines-apple-986-million-over-att.html

Compartilhe este post

Leia sobre proteção de dados. Toda semana na sua caixa de entrada.

Outros artigos que você pode gostar